Plano de fundo - Pablo Picasso
   "Duas mulheres correndo na praia" - 1922
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  • Almeida Júnior

    Tela de Almeida Júnior
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    Tela de Almeida Júnior

    Telas de Almeida Júnior


    José Ferraz de Almeida Júnior nasceu em Itu no dia 8 de Maio de 1850, foi um pintor e desenhista brasileiro da segunda metade do século XIX. É frequentemente aclamado pela historiografia como precursor da abordagem de temática regionalista, introduzindo assuntos até então inéditos na produção acadêmica brasileira: o amplo destaque conferido a personagens simples e anônimos e a fidedignidade com que retratou a cultura caipira, suprimindo a monumentalidade em voga no ensino artístico oficial em favor de um naturalismo.

    Foi certamente o pintor que melhor assimilou o legado do Realismo de Gustav e Courbet e de Jean-François Millet, articulando-os ao compromisso da ideologia dos salons parisienses e estabelecendo uma ponte entre o verismo intimista e a rigidez formal do academicismo, característica essa que o tornou bastante célebre ainda em vida.

    Em 1876, durante uma viagem ao interior paulista, o Imperador D. Pedro II, impressionado com seu trabalho, ofereceu pessoalmente a Almeida Júnior o custeio de uma viagem a Europa, para aperfeiçoar seus estudos. No ano seguinte, um decreto de 23 de março da Mordomia da Casa Imperial abriu um crédito de 300 francos mensais para que o pintor fosse estudar em Roma ou Paris.

    Almeida Júnior participou de quatro edições do Salon de Paris, entre 1879 e 1882. É desse período que datam algumas de suas maiores obras-primas, como “O Derrubador Brasileiro” e “Remorso de Judas” (Salon de 1880), “A Fuga para o Egito” (Salon de 1881) e “O Descanso do Modelo” (Salon de 1882). Outras obras emblemáticas do período francês do pintor são “Arredores de Paris” e “Arredores do Louvre”, além de, possivelmente, um conjunto de dezesseis telas retratando o bairro de Montmartre, cuja localização é atualmente desconhecida.

    Em pinturas como “Caipira Picando Fumo” (1893), “Amolação Interrompida” (1894) e “O Violeiro” (1899), o artista revela seu desejo de aproximar-se do cotidiano do homem do interior, distanciando-se das fórmulas generalistas da pintura acadêmica e aproximando-se cada vez mais da abordagem pictórica naturalista.

    Algumas pinturas de Almeida Júnior são: “Caipira picando fumo”, “A partida da monção”, “Caipiras negaceando”, “O descanso do modelo”, “Leitura”, “A pintura (Alegoria)” e “A fuga para o Egito”.

    Almeida Júnior morreu precocemente assassinado, aos 49 anos, em 13 de novembro de 1899.

    Fonte: Wikipedia

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