Plano de fundo - Pablo Picasso
   "Duas mulheres correndo na praia" - 1922
Clique sobre a opção desejada abaixo

  • Ferdinand Delacroix

    Tela de Ferdinand Delacroix
    Tela de Ferdinand Delacroix
    Tela de Ferdinand Delacroix

    Telas de Ferdinand Delacroix


    Ferdinand Victor Eugène Delacroix nasceu em Saint-Maurice, 26 de abril de 1798 foi um importante pintor francês.

    Delacroix é considerado o mais importante representante do romantismo francês. Na sua obra convergem a voluptuosidade de Rubens, o refinamento de Veronese, a expressividade cromática de William Turner e o sentimento patético de seu grande amigo Géricault.

    O fato é que Delacroix teve uma educação esmerada, que o transformou num erudito precoce: frequentou grandes colégios de Paris, teve aulas de música no Conservatório e de pintura na Escola de Belas-Artes. Também aprendeu aquarela com o professor Soulier e trabalhou no ateliê do pintor Pierre-Narcisse Guérin, onde conheceu Géricault. Visitava quase todos os dias o Louvre, para estudar as obras de Rafael Sanzio e Rubens.

    Seu primeiro quadro foi “A Barca de Dante” — a obra deste escritor italiano foi um dos temas preferidos do romantismo. A tela lembra “A Barca da Medusa”, de Géricault, para quem o pintor havia posado.

    Algumas pessoas viram no artista um grande talento como o de Rubens e o as semelhanças de Michelangelo. Não tão apreciados da mesma maneira: “O Massacre de Quios (1822),” “Jovem Órfã no cemitério (1824)”, “A Morte de Sardanápalo (1827)” e “A Tomada de Constantinopla pelos Cruzados (1840)”, baseadas em temas exóticos e históricos, de composições bem mais caóticas e de uma dramaticidade e simbolismo cromático incompreensíveis para a Academia.

    Em 1833, Delacroix foi contratado para decorar prédios públicos em Paris, tais como o palácio do rei, o Palácio Bourbon em Paris, o Palácio de Luxemburgo e a biblioteca de Saint-Sulpice, também situada em Palais du Luxembourg . Nos seus últimos anos preferiu a solidão de seu ateliê.

    Fonte: Wikipedia