-
William James Glackens
Telas de William James Glackens
William James Glackens nasceu em 13 março de 1870 foi um pintor realista Estadunidenses .
Glackens estudou na academia de Pensilvânia das Belas Artes e mais tarde mudou-se para a cidade de New York. Ele era conhecido principalmente por suas pinturas escuras rua e cenas da vida cotidiana dos bairros da cidade.
Depois de se formar na escola, Glackens começou a trabalhar como repórter artista para o jornal The Philadelphia Record Ele teve aulas na academia de Pensilvânia das Belas Artes .
Em 1895, Glackens viajou para a Europa com vários de seus colegas pintores. Na Holanda estudou os artistas holandeses. Em seguida, ele se mudou para Paris e alugou um estúdio por um ano com Henri. Essa viagem foi muito comum entre os artistas da época, que queria se estabelecer e ter uma reputação no mundo da arte. Foi a primeira viagem a Paris para Glackens, mas para outros foi uma viagem de retorno. Ele voltou para os Estados Unidos em 1896 para trabalhar em Nova York; ao longo de sua vida, iria pintar várias vezes para Paris e no sul da França .
Em 1896, Glackens conseguiu um emprego como um artista para o New York World. Tem o seu trabalho através de seu amigo George Luks , que também era um ilustrador. Glackens logo se tornou o principal artista do New York Herald e trabalhou em seu comércio em várias revistas. O mais importante foi o compartimento de McClure ; seus editores enviou para Cuba para realizar uma série de desenhos sobre a guerra entre a Espanha e a América. Quando ele voltou, ele continuou a ilustrar para revistas, mas sua verdadeira paixão era a pintura. Em 1901, ele apresentou uma exposição na Galeria Allen com Henri e Sloan, e começou a ser reconhecido por suas pinturas.
Glackens foi associado com um grupo de artistas já conhecidos como os oito, ou o Grupo Ashcan . Os membros do grupo foram Robert Henri, Arthur B. Davies , Maurice Prendergast , Ernest Lawson , William Glackens, Everett Shinn , John French Sloan e George Luks . Era uma forma de rejeitar a definição rígida do grupo em termos de beleza artística. A exposiçã foi bem recebida, e eles a levaram para diferentes lugares do país. Eles ganharam reconhecimento nacional e foram convidados para expor em diversas instituições. A maioria do grupo também participou da Exposição de Artistas Independentes, em 1910, uma tentativa de enfraquecer a exclusividade da academia. Oito são caracterizados por seu estilo realístico e são considerados figuras-chave do movimento realista. Representado cenas urbanas e liberdade artística.
Em 1910 Glackens começou a se concentrar em uma estilo colorido pessoal e amplo. Suas obras começaram a ser comparados com os de Renoir. Desde Glackens continuou a pintar em um estilo realista baseada em um momento único no tempo e em pessoas reais, sua arte sofreu uma mudança que o distanciou de seus pares.
Foi durante esse tempo que o seu colega de classe alta escola Albert C. Barnes começou a estudar e colecionar obras de arte.
Em 1904 ele se casou com Edith Glackens Dimock. Edith também era um artista, e viveram juntos em Nova York.
Glackens morreu em Westport , Connecticut em 22 de maio de 1938 O seu legado é, em grande parte ligada ao Grupo dos Oito. Embora tenha sido afastado deles por alguns de seus ideais, continuou a ser considerado como uma parte importante do movimento realista na arte americana.Fonte: Wikipedia
Plano de fundo - Pablo Picasso
"Duas mulheres correndo na praia" - 1922
"Duas mulheres correndo na praia" - 1922