Plano de fundo - Pablo Picasso
   "Duas mulheres correndo na praia" - 1922
Clique sobre a opção desejada abaixo

  • William James Glackens

    Tela de William James Glackens
    Tela de William James Glackens
    Tela de William James Glackens

    Telas de William James Glackens


    William James Glackens nasceu em 13 março de 1870 foi um pintor realista Estadunidenses .

    Glackens estudou na academia de Pensilvânia das Belas Artes e mais tarde mudou-se para a cidade de New York. Ele era conhecido principalmente por suas pinturas escuras rua e cenas da vida cotidiana dos bairros da cidade.

    Depois de se formar na escola, Glackens começou a trabalhar como repórter artista para o jornal The Philadelphia Record Ele teve aulas na academia de Pensilvânia das Belas Artes .

    Em 1895, Glackens viajou para a Europa com vários de seus colegas pintores. Na Holanda estudou os artistas holandeses. Em seguida, ele se mudou para Paris e alugou um estúdio por um ano com Henri. Essa viagem foi muito comum entre os artistas da época, que queria se estabelecer e ter uma reputação no mundo da arte. Foi a primeira viagem a Paris para Glackens, mas para outros foi uma viagem de retorno. Ele voltou para os Estados Unidos em 1896 para trabalhar em Nova York; ao longo de sua vida, iria pintar várias vezes para Paris e no sul da França .

    Em 1896, Glackens conseguiu um emprego como um artista para o New York World. Tem o seu trabalho através de seu amigo George Luks , que também era um ilustrador. Glackens logo se tornou o principal artista do New York Herald e trabalhou em seu comércio em várias revistas. O mais importante foi o compartimento de McClure ; seus editores enviou para Cuba para realizar uma série de desenhos sobre a guerra entre a Espanha e a América. Quando ele voltou, ele continuou a ilustrar para revistas, mas sua verdadeira paixão era a pintura. Em 1901, ele apresentou uma exposição na Galeria Allen com Henri e Sloan, e começou a ser reconhecido por suas pinturas.

    Glackens foi associado com um grupo de artistas já conhecidos como os oito, ou o Grupo Ashcan . Os membros do grupo foram Robert Henri, Arthur B. Davies , Maurice Prendergast , Ernest Lawson , William Glackens, Everett Shinn , John French Sloan e George Luks . Era uma forma de rejeitar a definição rígida do grupo em termos de beleza artística. A exposiçã foi bem recebida, e eles a levaram para diferentes lugares do país. Eles ganharam reconhecimento nacional e foram convidados para expor em diversas instituições. A maioria do grupo também participou da Exposição de Artistas Independentes, em 1910, uma tentativa de enfraquecer a exclusividade da academia. Oito são caracterizados por seu estilo realístico e são considerados figuras-chave do movimento realista. Representado cenas urbanas e liberdade artística.

    Em 1910 Glackens começou a se concentrar em uma estilo colorido pessoal e amplo. Suas obras começaram a ser comparados com os de Renoir. Desde Glackens continuou a pintar em um estilo realista baseada em um momento único no tempo e em pessoas reais, sua arte sofreu uma mudança que o distanciou de seus pares.

    Foi durante esse tempo que o seu colega de classe alta escola Albert C. Barnes começou a estudar e colecionar obras de arte.

    Em 1904 ele se casou com Edith Glackens Dimock. Edith também era um artista, e viveram juntos em Nova York.

    Glackens morreu em Westport , Connecticut em 22 de maio de 1938 O seu legado é, em grande parte ligada ao Grupo dos Oito. Embora tenha sido afastado deles por alguns de seus ideais, continuou a ser considerado como uma parte importante do movimento realista na arte americana.

    Fonte: Wikipedia