Plano de fundo - Pablo Picasso
   "Duas mulheres correndo na praia" - 1922
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  • Gustav Klimt

    Tela de Gustav Klimt
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    Tela de Gustav Klimt

    Telas de Gustav Klimt


    Gustav Klimt nasceu em Baumgarten, Viena, 14 de julho de 1862 foi um pintor simbolista austríaco. Em 1876 estudou desenho ornamental na Escola de Artes Decorativas onde foi aluno de Michael Rieser, Ludwig Minnigerode e Karl Hrachowina. Klimt foi o único aluno da Escola das Artes Decorativas, no século XIX, que conseguiu dar início a uma grande carreira artística, impulsionado pelos seus professores e pelo diretor do Museu, Rudolf von Eitelberger.

    Na época de 1886 Klimt criou os quadros “A Carroça de Téspis”, “O Teatro do Globo em Londres”, “O Altar de Dionísio”, “O Teatro de Taormina” e “O Altar de Vénus”. A decoração das imponentes escadarias do Museu da História da Arte, estava destinada a Hans Makart.

    Em 1887, a Companhia é contratada pela Câmara Municipal de Viena para pintar o interior do antigo Teatro Imperial. Ao final dos trabalhos, Klimt é premiado com a Cruz de Mérito de Ouro (1888), pelos seus trabalhos nas escadarias do Teatro Imperial. Foi um momento importante para Klimt. Em 1894, famoso como decorador de grandes edifícios culturais na Ringstraβe, Klimt , junto com Matsch, foi encarregado pelo ministro da Educação, von Hartel, de criar os quadros para representar as alegorias das faculdades no salão nobre da universidade reconstruída na Ringstraβe. Os quadros confiados à Klimt foram: “A Medicina”, “A Filosofia” e “A Jurisprudência”. Klimt rejeitou o tema desejado para os quadros.

    A sua última grande pintura mural é o Friso Stoclet (1905 a 1909). Adolphe Stoclet, um magnata belga a viver em Viena com a mulher, mandou construir um palácio, deixando-o a cargo do Wiener Werkstatte (Ateliê Vienense), no qual se destacavam o arquiteto Josef Hoffmann e Klimt. É aqui que o pintor experimenta uma mudança no estilo, surgem os motivos geométricos repetidos, deixando aparecer apenas algumas partes essenciais realistas, que permitem o seu entendimento. Aqui é usada uma cobertura ao estilo bizantino, bastante cerrada, como mosaicos, onde o realismo e a abstração se confrontam.

    Na primeira década do século XX o expressionismo faz com que o estilo dourado de Klimt deixe de ser usado. Em 1909 Klimt parte para Paris onde toma contato com as obras de Toulouse-Lautrec e com o fauvismo. Klimt morreu a 6 de fevereiro de 1918 de apoplexia, uns meses antes do colapso do Império Austro-Húngaro. Deixou uma série de obras inacabadas, entre elas “Adão e Eva”, “O retrato de Johanna Staude” e “A noiva”.

    Fonte: Wikipedia