Plano de fundo - Pablo Picasso
   "Duas mulheres correndo na praia" - 1922
Clique sobre a opção desejada abaixo

  • Katsushika Hokusai

    Tela de Katsushika Hokusai
    Tela de Katsushika Hokusai
    Tela de Katsushika Hokusai

    Telas de Katsushika Hokusai


    Katsushika Hokusai nasceu no 23º dia do nono mês do décimo ano do período Horeki (outubro ou novembro de 1760), filho de uma família artesã, no bairro de Katsushika de Edo, Japão. Hokusai começou a pintar por volta dos seis anos de idade, possivelmente aprendendo a arte de seu pai.

    Aos 14 anos, tornou-se um aprendiz de um entalhador de madeira, onde trabalhou até os 18 anos de idade, quando então foi aceito no estúdio de Katsukawa Shunshõ. O Shunshõ era um artista de ukiyo-e, um estilo de gravuras e pinturas em bloco de madeira que Hokusai se tornaria mestre e líder da assim chamada escola Katsukawa. Ukiyo-e, tal como praticada por artistas como Shunshõ, focava em imagens de cortesãs e atores Kabuki que eram populares nas cidades do Japão naquela época. Depois de um ano, o nome de Hokusai foi mudado pela primeira vez, quando ele foi apelidado Shunrõ por seu mestre. Foi sob esse nome que ele publicou seus primeiros trabalhos, uma série de gravuras de atores Kabuki publicadas em 1779. Hokusai teve filhos entre eles a Sakae, também conhecida como Õi, acabou por se tornar um artista como o pai.

    Em 1793, Hokusai começou a explorar outros estilos de arte, incluindo estilos europeus que ele revelou através de gravuras de cobre francês e holandês que ele havia conseguido adquirir. Logo foi expulso da escola Katsukawa por Shunkõ, o principal discípulo de Shunshõ, possivelmente devido a estudos na rival Escola Kanõ.

    Hokusai mudou também os temas de suas obras, afastando-se das imagens de cortesãs e atores que foram os temas tradicionais do ukiyo-e. Em vez disso, seu trabalho se concentrou em paisagens e imagens da vida cotidiana do povo japonês de vários níveis sociais. Os trabalhos mais conhecidos de Hokusai são: Hokusai Manga, este trabalho é uma série de estudo de movimentos, expressões que Hokusai faz em suas viagens. O termo “manga” é utilizada de uma maneira diferente da atual. Chama-se “mangá” é por se tratar de uma caricaturalização da realidade.

    Katsushika faleceu em 10 de Maio de 1849. Hokusai foi um entre tantos artistas de Ukiyo-e que influenciaram movimentos da Europa como o Impressionismo, pós-impressionismo, e art nouveau, esta influência é dado o nome de Japonismo.

    Fonte: Wikipedia