-
Lawrence Alma Tadema
Telas de Lawrence Alma Tadema
Sir Lawrence Alma-Tadema nasceu em Dronrijp, 8 de janeiro de 1836 foi um dos mais proeminentes pintores e desenhistas do neoclassicismo europeu.
Ao longo de sua vida, Alma-Tadema também adquiriu cidadania na Bélgica bem como no Reino Unido.
Alma-Tadema era filho do advogado Pieter Tadema e de sua segunda esposa. Seu pai faleceu em 1840 e ele ganhou um padrasto. Aos 16 anos (1852) Alma-Tadema foi à Antuérpia onde frequentou a academia de arte de Gustave Wappers.
Com estes contatos e experiência acumulada, ele pode, mais tarde, transferir-se ao ateliê de Henri Leys, a quem veio a servir de assistente. Em 1859 Alma-Tadema auxiliou Leys na decoração do prédio da prefeitura da Antuérpia.
Nos anos seguintes Alma-Tadema trabalhou como artista independente; frequentando, porém, alternadamente, o ateliê de Joseph Laurent Dyckmans e o ateliê de Gustave Wappers na condição de aprendiz.
Em 1863 Alma-Tadema casou-se com uma inglesa com quem viveu na cidade de Bruxelas até 1869, quando faleceu na Alemanha.
Uma de suas pinturas foi premiada com medalha em 1864 numa exposição que ocorreu em um salão parisiense. Igualmente, na exposição internacional de Paris, em 1867, as suas peças em exibição também foram agraciadas com prêmios.
Acompanhado de suas duas filhas, Laurence e Anna, Alma-Tadema mudou-se para Londres em 1870. Ali dedicou-se nos anos seguintes a pintar quadros inspirados na antiguidade, no classisismo greco-romano.
Em 1876 a Royal Academy School of Arts recebeu Alma-Tadema na condição temporária de Associate, ou seja, membro associado; e três anos mais tarde esta mesma instituição o convidou a fazer parte de seu quadro de membros regulares.
Ao completar os seus sessenta e três anos de idade, em 1899, a Rainha Vitória concedeu a Alma-Tadema o título honorífico de cavaleiro.
Aos setenta e seis anos de idade, no dia 25 de junho de 1912, Sir Lawrence Alma-Tadema faleceu em Wiesbaden, na Alemanha. Ele está enterrado na Catedral de São Paulo (Londres).Fonte: Wikipedia
Plano de fundo - Pablo Picasso
"Duas mulheres correndo na praia" - 1922
"Duas mulheres correndo na praia" - 1922